O TEATRO COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO SOCIAL

João Paulo Vital Prado, Samantha Lodi-Corrêa

Resumo


O artigo a seguir traz à cena o teatro como ferramenta educacional, e mostra como seu uso pode tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo e prazeroso, para o professor e para o aluno. Fazendo um breve histórico do teatro no Brasil e no mundo, observaremos as transformações sociais causadas por essa arte milenar, que, no início era vista apenas como diversão, mas, aos poucos foi ganhando espaço no currículo escolar e mostrando que a utilização dos jogos e oficinas teatrais na educação, seja ela formal ou não formal, auxilia na construção da autonomia, autoconhecimento e criatividade do aluno. No sistema prisional, o teatro chega como uma oportunidade de aumentar a autoestima do detento, além de torná-lo mais crítico e reflexivo a respeito de sua relação com o outro, com a sociedade e com o mundo.


Palavras-chave


Teatro. Educação Social. Educação Não-Formal. Teatro Na Prisão. Teatro Socio Educacional.

Texto completo:

PDF534

Referências


BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. São Paulo. Perspectiva. 2006.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC /SEF, 1998.

COELHO, Márcia Azevedo. Teatro na Escola: uma possibilidade de educação efetiva. POLÊM!CA, v. 13, n. 2, p. 1208-1224, 2014.

FREIRE, Paulo. “Pedagogia do Oprimido”. 66 ed. São Paulo. Paz e Terra. 2018.

GIRALDELLI Junior, Paulo. O que é Pedagogia. São Paulo. Brasilience. 2012.

GOHN, Maria da Glória. “Apresentação”. In: ALTIERI, Antônio Luis de Quadros. “Cultura de Augusto Boal: Processos Constitutivos de Teatro e Educação”. Jundiaí. SP. Paco Editorial. 2016.

KOUDELA, Ingrid Dormien; ALMEIDA JUNIOR, José Simões de. Léxico de Pedagogia do Teatro. São Paulo. Perspectiva. 2018

KOUDELA, Ingrid Dormien; SANTANA, Arão Paranaguá de. Abordagens metodológicas do teatro na educação. Ciências Humanas em Revista, v. 3, n. 2, p. 145- 154, 2005.

MAROLA, Caroline Andréia Garrido. O teatro na educação formal: Parâmetros Curriculares Nacionais x Teóricos do Ensino de Teatro. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Sociais. Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Campinas. 2007.

MARTINS, Fernando. O Palco dos Modernos: O Teatro e a Semana de 22. Revista Usp. São Paulo. 2012.

ROCHA, Maria de Lourdes Naylor. 14. Teatro na prisão: uma experiência pedagógica. O Percevejo Online, v. 1, n. 2, 2010.

SHAKESPEARE, William. Hamlet. Tradução de Millôr Fernandes. Coleção L&PM Pocket. 1997.

SILVEIRA, Izabel Cristina da. O Teatro como protagonista na ressocialização de jovens em conflito com a lei. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial e obrigatório para aprovação e conclusão do Curso de Licenciatura em teatro do Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2011.

YAMAMOTO, Karina Ribeiro. A educação teatral do ensino formal ao não formal como fator na redução da violência em instituições públicas. Anais ABRACE, v. 13, n. 1, 2012.

SITES CONSULTADOS

PORTAL EDUCAÇÃO. História do Teatro no Brasil e no Mundo. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/historia-do-teatro-no- brasil-e-no-mundo/50069. Acesso em: 17 de setembro 2018

Site: Portal Educação

RODRIGUES, Jorge Luís. Breve História do Teatro. Disponível em: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=179#prehist oria. Acesso em: 17 de setembro de 2018

Site: dia a dia e educação

SÓ LITERATURA. O Teatro no Romantismo. Disponível em: http://www.soliteratura.com.br/romantismo/romantismo20.php. Acessado em: 16 de março de 2019

Site: Só Literatura


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 FOCO: caderno de estudos e pesquisas