APLICAÇÃO DO VISAGISMO CROMÁTICO NA MAQUIAGEM EM DIFERENTES COLORAÇÕES CUTÂNEAS

Leidy de Oliveira Chaves, Jéssica Bordignon Pascuti

Resumo


A maquiagem está cada dia mais presente no cotidiano das pessoas, são vários os fatores que influenciam as mulheres a se colorir e embelezar, muitas são iniciantes e não possuem conhecimento de técnicas e cores que melhor se adequam ao seu tom de pele. O visagismo é importante para conhecer e aprimorar não somente a coloração da maquiagem, mas também possui influência direta na linguagem visual que determinada pessoa transmite. As cores possuem o poder de realçar, harmonizar e embelezar quando usadas de forma correta, ao contrário também são capazes de envelhecer e apagar a beleza natural. Uma boa aparência não determina a questão psicológica ou pessoal de alguém, esta é uma questão social. São necessários inúmeros fatores para sentir o bem estar psicológico, sendo eles a grande importância com a satisfação que a aparência proporciona. Este trabalho tem o objetivo de analisar a influência das cores de acordo com o visagismo cromático na maquiagem em diferentes colorações de pele. As colorações cutâneas são baseadas nas cores segundo o visagismo, sendo conhecido por peles brancas as peles primavera, verão, outono e inverno, já as peles negras são caracterizadas por pele blues, jazz, Nilo, Spike, Saara e Calipso. De acordo com os resultados obtidos através da coleta de dados do questionário de satisfação diante das maquiagens aplicadas, a aplicação do visagismo cromático em diferentes colorações cutâneas se mostrou influente e eficaz nas maquiagens aplicadas, onde apenas uma das dez voluntárias se sentiu melhor com as cores opostas.


Palavras-chave


Visagismo. Maquiagem. Tipos de pele. Cores

Texto completo:

PDF606

Referências


BANKS, A.; FRASER, T. O guia completo da cor. São Paulo: SENAC, 2007.

CAYGILL, S. COLOR - The Essence of you. California: Doubleday & Company, Inc, 1980.

CEZIMBRA, M. Maquiagem: técnicas básicas, serviços profissionais e mercado de trabalho. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2005.

FRANQUILINO, E. Temática dos cosméticos coloridos. Revista de negócios da indústria da beleza, v.11, n 33, p.9 – 11, 2016.

HALLAWELL, P. Visagismo Harmonia e Estética. São Paulo: SENAC, 2008.

HALLAWELL, P. Visagismo integrado: identidade, estilo e beleza. São Paulo: SENAC, 2009.

LICHTENSTEIN, J. A pintura: O desenho e a cor. São Paulo: Editora 34, 2006.

MUAD, R. C. M. Estética e cirurgia plástica: Tratamento no pré e pós operatório. 3.ed. São Paulo: Editora Senac, 2008.

PEDROSA, I. O universo da cor. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2006.

VITA, A. História da maquiagem, da cosmética e do penteado: Em busca da perfeição. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 FOCO: caderno de estudos e pesquisas